Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

0 Comportamento

Você assiste Big Brother Brasil, o famoso BBB? Não? Então não sabe o que está perdendo.

Confesso que eu era uma das pessoas que, no começo, foram resistentes à experiência. Mas bastou assistir uma vez para tudo isso mudar.

Por que? Bom, porque na minha opinião, o BBB é uma aula sobre comportamento humano. Não me interessa a parte bobinha do jogo em si, mas sim como cada um se comporta diante dos desafios, das dificuldades, das mentiras.

Vamos tomar como exemplo essa última edição. A mais interessante, já que fica muito claro visualizar todas essas coisas.

Eles entram juntos e no começo, como em todos os começos, tudo são flores. Parecem amigos de longa data que alugaram uma casa para o fim de semana. Até que surge o primeiro paredão ou a primeira divisão das casas. Cada grupo para um lado. Começam as alianças naturalmente.

Esse começo é igual para todos, mas no BBB 10 algo diferente aconteceu . Um dos grupos "encasquetou" que o outro combinava votos. No paredão que se seguiu, um participante desse mesmo grupo foi eliminado. "Ok, pode ter sido somente uma coincidência" - eles pensaram. Ignoraram até o fato que a saída foi por rejeição. E continuaram firmes na idéia contra o grupo rival.

Próximo paredão. Mais um participante do tal grupo eliminado. E assim continuou por TODOS os paredões que se seguiram. TODOS, vou repetir. Agora pergunte se algum deles já mudou de ideia ou já assumiu que eles fizeram as escolhas erradas? Claro que não.

Isso porque, através dessa aula de psicologia televisionada, percebemos que o ser humano não gosta de assumir seus erros. Não gosta de voltar atrás, mesmo estando mais do que óbvio o seu engano. Eles sabem que o público é o juiz supremo nesse jogo. Sabem que o telespectador ver tudo o que acontece. Se essas pessoas estão eliminando seus colegas de grupo, é porque COM CERTEZA existe algo errado.

É muito interessante observar após cada paredão, a forma como eles digerem a notícia da saída de um colega. No começo fazem todas essas perguntas ("será que estamos mesmo errados?"), mas logo depois, começam a procurar justificativas. Eles se convencem e pronto. Continuam fazendo as apostas erradas. E vão continuar saindo do programa, um por um.

O que fica de lição para quem está do lado de fora? Tenha suas opiniões, faça suas escolhas. Mas quando as pessoas começarem a te dizer que você está agindo errado ou de forma incoerente, pare e pense. Se após a avaliação você concordar com elas, seja humilde o suficiente para assumir suas falhas. Não fique procurando justificativas. Além de ser uma atitude lamentável, você ainda pode evitar uma possível eliminação ;)


0 comentários: