Pages

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1 Quero ser feliz e não ter a razão!


Já ouviu essa frase? Pois é, isso na verdade é mais um estilo de vida. Aprendi num desses treinamentos de motivação profissional e tenho que admitir: esse negócio funciona mesmo. Bom, quase sempre, explico depois o porquê.

Quem não vivenciou a experiência de, no meio de uma conversa, ter certeza absoluta sobre determinada coisa e outra pessoa discordar? É irritante! Você vai tentar provar por todos os meios possíveis a sua certeza e é bem provável que o outro ser humano continue insistindo na ignorância. É aí que entra o método (que bem podia ser um mantra) do "quero ser feliz...". Você sabe que tem razão então, pra que perder tempo tentando convencer o outro? Você pode sentir dificuldade de usar essa fórmula no começo, principalmente se achar que informar pessoas é prestar um serviço a sociedade, mas depois de um pouco de prática, a coisa vem naturalmente.

Imagine você discutindo com seu marido sobre a rua que devem pegar para chegar a determinado destino. Ele insiste que é a rua A e você já tinha visto no mapa antes que é a rua B. Você explica, fala do mapa, diz que sua tia-avó morava nessa rua, mas o teimoso insiste. Você tem duas opções: continuar insistindo e se estressando (e mesmo assim ele vai escolher a rua A) ou dizer para você mesma "eu quero ser feliz e não ter razão nas coisas". Quando ele notar o erro, você pode fazer aquela cara do "eu-bem-que-falei" e mandar ele pagar o próximo tanque de gasolina.

Experimente também dizer isso em voz alta. O resultado pode ser interessante. Quando surgir a discursão, dê os ombros e diga a frase em voz alta. A outra pessoa, antes dona da razão, fica cheia de dúvidas. Mas o que importa mesmo é que você não ganhou nenhuma ruga ou cabelo branco a mais.

Agora nem sempre dá pra usar isso. Se você é médico, por exemplo, e seu paciente insiste que não tem nada demais quando os exames mostram que o caso é grave, você não vai poder dizer que quer ser feliz e não ter razão...

Nos demais casos, nos simples, vale a pena. Afinal, num mundo estressante como o nosso, tão cheio de pressões e cobranças, o que todos nós queremos é deixar as pequenas bobagens de lado e... ser feliz!

1 comentários:

Mile disse...

Ai amiga, eu tb conheço a frase... E sei que não é tão fácil pratica-la, mas é verdade: às vezes mais vale calar e ser feliz do que ficar batendo na mesma tecla.

Eu tenho procurado calar mais, quem sabe assim seja mais feliz!