Pages

sexta-feira, 24 de julho de 2009

0 Por que Pandora?


A história de Pandora é triste, mas a idéia da sua caixa de segredos, pareceu interessante. Até porque, depois de todas as coisas que sairam de lá, boas ou não, a esperança ficou por último.

E é sempre assim, a esperança de mudar o mundo, de ver a vida melhorar, de ter o que desejamos, não morre (ou pelo menos não deveria morrer) diante de todos os obstáculos que eventualmente aparecerão no caminho.

Um pouco da mitologia grega pra entender melhor:


Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias, alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus. Epimeteu, no entanto, ignorou a advertência do irmão e aceitou o presente do rei dos deuses, tomando Pandora como esposa. Pandora trouxe uma caixa enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança.


Seremos capazes de tirá-la do fundo da caixa?